Prêmio Destaque Gestão de Pessoas 2019

“Desenvolvendo negócios por meio do desenvolvimento de pessoas”

Regulamento

1.

INSTITUIÇÃO

1.1.

O Prêmio Destaque Gestão de Pessoas é uma ação anual da ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, para o reconhecimento por conteúdos específicos em prol da comunidade de Recursos Humanos em geral. Tem o objetivo global de Fomentar, Desenvolver, Compartilhar e Prestigiar novos conhecimentos e inovações em Gestão de Pessoas. É baseada na prática de Gestão de Conhecimento e não tem qualquer relação com sistema de sorteio.

2.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

2.1.

Reconhecer e homenagear CASES (programas, casos, estudos aplicados, etc.) que apresentem técnicas, conceitos, práticas ou teorias para a atividade de Gestão de Pessoas.

2.2.

Estimular as Empresas Associadas e de mercado a efetivarem novas ações de Desenvolvimento.

2.3.

Disponibilizar conteúdos, reconhecidamente de sucesso, aprimorando a Gestão de Conhecimento da comunidade de RH em geral.

2.4.

Incentivar aos profissionais das Empresas Associadas à ABTD a buscarem, sempre, novos desenvolvimentos em suas atuações.

3.

ESTRUTURA DO PRÊMIO

3.1.

FASE 1- Período de inscrição dos cases no site: www.destaquegestaodepessoas.com.br

3.2.

FASE 2- Período de análise pelo Comitê de Avaliação dos cases inscritos e seleção dos 8+ (os oito melhores cases avaliados pelo Comitê).

3.3.

FASE 3- Período para avaliação dos 8+ através site da ABTD pela comunidade de RH.

3.4.

FASE 4- Cerimônia de entrega dos troféus aos três Destaques Gestão de Pessoas - 2019 classificados como resultado consolidado pelas duas fases de avaliação (definição dos três melhores avaliados entre os 8+)

3.5.

CALENDÁRIO:

3.5.1.

01/04/2019 a 31/05/2019 (Abril e Maio) – Período de inscrição do CASE através de formulário próprio no site www.destaquegestaodepessoas.com.br

3.5.2.

22/04/2019 – Evento aos interessados na participação do Prêmio Destaque Gestão de Pessoas, com orientação para inscrição dos cases. Esse evento será exclusivamente transmitido pela plataforma online da ABTD.

3.5.3.

05/08/2019 – Oficialização e divulgação dos 8+.

3.5.4.

16/09/2019 – Evento de Apresentação e gravação dos 8+ na sede da ABTD na Rua Machado Bittencourt, 89 – Vila Mariana – São Paulo – SP CEP. 04044-000.

3.5.5.

01/10/2019 a 31/10/2019 (Outubro) – Período de Avaliação pela comunidade de RH para definição final dos três Destaques do Prêmio.

3.5.6.

22/11/2019 – Premiação dos 3 Destaques durante o Encerramento do CBTD – Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento.

4.

PARTICIPANTES

4.1.

A participação é aberta às Empresas em geral, de todos os segmentos, portes e características.

4.2.

Cases apresentados em edições anteriores, que não tenham sido classificados entre os 8+, poderão ser reapresentados.

4.3.

As empresas que foram classificadas entre os 8+ em edições anteriores, caso tenham interesse em participar da edição de 2019, devem apresentar CASES diferentes.

5.

CONDIÇÕES E FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

5.1.

Cada Empresa poderá apresentar até, no máximo, três (3) cases para avaliação.

5.2.

Cada case deverá ser identificado pelo nome e deverá ter sido aplicado na Empresa que titulariza a participação.

5.3.

A premiação dos destaques será conferida apenas à pessoa jurídica inscrita, através do seu Nome Fantasia conforme informado no formulário de inscrição.

5.4.

Na inscrição do case, os nomes dos profissionais que integram a equipe que desenvolveu o projeto e o nome da Consultoria que deu suporte, caso tenha havido, deverá constar SOMENTE nos campos específicos para esse fim. Em qualquer outro campo de descrição do CASE, os nomes não poderão ser citados.

6.

CARACTERIZAÇÃO DO CASE

6.1.

Deverá ter sido aplicado, pelo menos uma vez, na Empresa que participa do Prêmio.

6.2.

Demonstrar e comprovar resultados (índices, indicadores, depoimentos, pesquisas, etc.). Cases que não apresentarem dados comprovados de resultados serão desclassificados.

6.3.

Atender aos critérios de avaliação que constam nesse regulamento.

IMPORTANTE: Os cases inscritos serão apresentados para o Comitê de Avaliação após a verificação de atendimento aos requisitos deste regulamento e preenchimento completo da ficha de inscrição.

7.

APRESENTAÇÃO DO CASE

7.1.

O case deverá ser inscrito em formulário próprio disponibilizado no site da ABTD (www.destaquegestaodepessoas.com.br) entre os dias 01/04/2019 e 31/05/2019, com o preenchimento de todos os campos marcados como obrigatórios no formulário de inscrição.

8.

PRAZO PARA INSCRIÇÃO DO CASE

8.1.

As empresas, para participar do Prêmio Destaque Gestão de Pessoas, deverão preencher a Ficha de Inscrição no site do Prêmio no período de 01 de abril a 31 de maio de 2019.

8.2.

As empresas associadas, com as contribuições em dia, ficam isentas do pagamento da taxa de inscrição. Os demais inscritos concordam com a cobrança do custo de inscrição no valor de R$ 1.630,00 para cada case inscrito, com 10 dias de prazo de pagamento, contados a partir do envio do formulário de inscrição.

8.3.

O não pagamento até a data de vencimento implicará no imediato cancelamento da inscrição.

8.4.

A desistência de participação, desclassificação por não cumprimento do regulamento ou a eventual não premiação não ensejará o direito de devolução de qualquer valor.

9.

OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os membros do Comitê de Avaliação irão submeter os cases à análise subjetiva e discricionária, por meio dos seguintes critério:

9.1.

CLAREZA E OBJETIVIDADE
Este critério tem o peso de 20%, e será observado se o case foi desenvolvido de forma lógica e estruturada, com exposição clara de seus pontos chave; se sua metodologia define com objetividade o processo e os resultados alcançados e se o método pode gerar facilidade de implantação.

9.2.

FOCO E CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO DE PESSOAS
Este critério tem o peso de 15%, e será observado se o case direciona seus resultados para melhorias operacionais e reforço na capacitação e desenvolvimento de pessoas.

9.3.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
Este critério tem o peso de 15%, e será observado se as soluções e as estratégias adotadas pelo case denotam ações originais e criativas, tanto nos aspectos conceituais como metodológicos.

9.4.

ABRANGÊNCIA E ALCANCE ESTRATÉGICO
Este critério tem o peso de 20%, será observado se o escopo de atuação do case tem larga abrangência na Organização, no que se refere às áreas e funcionários atingidos diretamente (relação entre quantidade total de funcionários da empresa e funcionários atendidos pelo case) e se seus resultados impactam o modelo estratégico de negócios.

9.5.

CONSISTÊNCIA DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS
Este critério tem o peso de 20%, será observada a efetividade na agregação de valor aos negócios e clareza na demonstração dos resultados com indicadores claros e comparativos entre a necessidade.

9.6.

CONCEITUAÇÃO TÉCNICA
Este critério tem o peso de 10%, será observado se a abordagem do case se fundamenta em conceituação ampla e se baseia em forte referência bibliográfica utilizada praticamente.

10.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

10.1.

PRIMEIRA FASE:

10.1.1.

Na primeira fase, os cases aceitos serão enviados para análise do Comitê de Avaliação, conforme os critérios estabelecidos neste regulamento.

10.1.2.

O Comitê de Avaliação será composto por, no mínimo, 5 pessoas de diferentes áreas de atuação profissional. E cada case será avaliado por no mínimo 3 membros do comitê.

10.1.3.

A nota de classificação será composta pelo cálculo da média de avaliação de cada critério, gerando uma média final única, considerando o peso de cada critério de avaliação.

10.1.4.

Serão definidos os oito primeiros classificados que farão parte da categoria 8+

10.1.5.

Não caberá recurso das decisões do Comitê de Avaliação.

10.1.6.

Os oito melhores cases classificados entre os inscritos serão convidados a realizarem a apresentação do case no Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento de 2019 (CBTD 2019). IMPORTANTE: A confirmação da participação no CBTD 2019 deverá acontecer em até 5 dias corridos contados a partir da comunicação de classificação entre os 8+ feita através de e-mail. Caso a confirmação não ocorra dentro desse prazo, o horário disponibilizado para o case premiado será disponibilizado para que a Comissão Científica do CBTD utilize para outra atividade técnica. Caso a empresa de um dos 8 cases classificados não cumpra o regulamento, a empresa perderá o direito à apresentação no CBTD 2019.

10.2.

SEGUNDA FASE (consulta à comunidade de RH e T&D):

10.2.1.

As equipes autoras dos oito cases classificados (8+) serão chamadas para a gravação do CASE em evento específico para esse fim com as seguintes características:
a) Será realizado na sede da ABTD, na cidade e estado de São Paulo.
b) A confirmação da participação nesse evento deverá acontecer em até 5 dias corridos contados a partir da comunicação de classificação entro os 8+ feita através de e-mail.
c) Cada equipe terá 20 minutos para apresentar uma “Síntese” do CASE.
d) Todas as apresentações serão gravadas em vídeo.
e) O vídeo e o material com a síntese de cada CASE serão disponibilizados no site da ABTD, para a avaliação por parte da comunidade de RH e T&D.

10.2.2.

A comunidade de RH irá avaliar, através do site da ABTD, os oito cases classificados (8+) com base nos critérios de avaliação com graduação de nota de 1 a 5 para cada item. O cadastro será realizado através do CPF, onde cada individuo poderá votar apenas uma vez.

10.2.3.

O case classificado entre os 8+ que não comparecer na gravação irá participar da etapa de votação sem a gravação do vídeo. NÃO serão aceitos vídeos produzidos em outro local que não no Evento de Gravação.

10.2.4.

Esta fase de avaliação será realizada de 01 a 31 de outubro.

10.2.5.

A nota desta fase será composta pelo cálculo da média de avaliação de cada critério, gerando uma média final única, considerando o peso de cada critério de avaliação.

11.

PREMIAÇÃO FINAL

Conforme critérios de avaliação descritos neste regulamento, o resultado final será definido através da consolidação das notas do Comitê de Avaliação conjugadas com os resultados da Consulta da comunidade de RH. A nota de ranqueamento final será composta pela soma de 70% da nota da primeira fase com 30% da nota da segunda fase.

11.1.

Os TRÊS DESTAQUES em Gestão de Pessoas serão conhecidos na Cerimônia de Premiação, que será realizada no dia 22 de novembro, durante o CBTD 2019, Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento. Os Destaques escolhidos, cujos representantes estejam presentes à Cerimônia de Premiação, receberão a homenagem referente ao Prêmio.

12.

OBSERVAÇÕES FINAIS

12.1.

A inscrição do case implica na aceitação, de forma ampla e irrestrita, de todas as exigências e disposições deste regulamento, acarretando sua desclassificação o descumprimento de qualquer desses artigos.

12.2.

O participante, na pessoa de seu representante, ao inscrever o case, autoriza a ABTD a divulgar TODO o conteúdo produzido no processo da premiação, inclusive conceitos e dados técnicos, bem como captação de imagem e voz nos eventos em que participar e a reprodução destas, por si ou por terceiros, em diversas mídias, por tempo indeterminado, sem qualquer ônus e sem a necessidade de outra autorização de seus autores.

12.3.

Aos premiados, seja na edição dos 8+ ou seja nos 3 destaques, é concedido o direito de reprodução e divulgação de todo material referente ao seu case, captado e sistematizado durante todo processo de premiação, inclusive com o direito de ampla citação de participação no Prêmio Destaque Gestão de Pessoas da ABTD - na edição 2019.

12.4.

Somente um case por empresa poderá ser classificado entre os 8+. Caso mais de um seja classificado será mantido apenas o melhor classificado.

12.5.

As providências quanto ao resguardo dos direitos de propriedade intelectual são de inteira responsabilidade das Empresas participantes autoras dos cases.

12.5.

O Prêmio Destaque Gestão de Pessoas da ABTD é uma responsabilidade da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, a quem caberá decidir acerca de eventuais casos omissos deste regulamento, sendo suas decisões soberanas e irrecorríveis.